O poder do perdão

Perdoar não é um ato único, não é uma palavra. Não é algo que acordamos e de repente tomamos a decisão de fazer.

O perdão é antes de tudo um sentimento, uma sensação interna de paz e libertação. Embora muitos interpretem o perdão com a libertação de quem nos feriu, o perdão é uma “autolibertação” de toda dor ao qual estávamos ligados
Nossa dificuldade em perdoar advém do nosso apego a imagem de vítima e a desilusão que nos atingiu. A falta de aceitação de que as coisas foram como foram, e não como desejávamos que fosse e a ideia de que o outro possui uma “dívida” conosco nos prende a mágoa. Quanto maior a ideia de que o outro nos deve algo, maior é a nossa dificuldade em perdoá-lo.


O que é preciso entender é que o perdão não valida a ação do outro como legal, não é uma autorização de que aquela situação possa se repetir e nem de que essa pessoa precise estar em nossas vidas. O perdão é a compreensão de que todo ser humano é falível, é o entendimento que não há dívidas a serem cobradas é a tomada de decisão de que não queremos mais prender o nosso equilíbrio emocional em uma história que não mudará.


O perdão é uma das atitudes mais positivas que podemos ter por nós em favor da nossa paz. Mas perdoar é um processo. É preciso ter esforço, porém também paciência com nosso próprio ritmo. Isso exige todo um trabalho de assimilação emocional que quando conquistado nos faz entender que mais importante do que aquilo que vivemos, é como estamos interpretando determinada situação.
Todos passamos por dores, mas é nosso apego a elas que criam o sofrimento. Não perdoar é se prender ao passado e permitir que certas pessoas e situações continuem sendo carregadas dentro de nós, prendendo a nossa felicidade.


Perdoar de verdade é soltar as mágoas e perceber que isso é um ato de amor, principalmente por si mesmo.

Alex Gruber

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s