Salubá Nanã Buruquê

Dia da nossa vovó da Umbanda! Salubá Nanã!

Hoje, dia 26 de julho a Umbanda celebra o dia desta orixá, sincretizada em Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus.

É considerada a mais velha dos Orixás das águas. Seus domínios são encontro entre a água e a terra na formação do barro, matéria prima da criação do ser humano, segundo a mitologia Yorubá.

Diz a lenda que Oxalá em suas tentativas de criar o homem, usou de todos os recursos existentes na natureza a época da criação. Usou do fogo, da água, do ar, do vinho de palma, do azeite e não obteve êxito.

Quando Nanã se apresentou da sua manifestação se obteve a lama e, dessa matéria enfim Oxalá conseguiu moldar as criaturas e assim terminar a criação. Assim sendo Todos nós somos a força de Nanã e O sopro divino de Oxalá.

Viemos da terra, somos e seremos uma constante mistura de água, terra e sais, por isso da terra viemos e para Terra retornaremos. Por isso, Nanã representa o começo e o fim, a vida e a morte de todos nós.

Nanã é uma mãe generosa e está sempre pronta a amparar seus filhos e ao contrário do que se prega, sua referência é a da transformação, acompanhando a de seu filho Obaluaê, pois tudo começa e termina no ciclo de energia desses tão poderosos e respeitados  Orixás dentro da nossa religião.

Salve Nanã Buruquê, a nossa mais velha Yabá. Que a senhora sempre nos dê muita sabedoria, força e bondade em nossos corações. Orixá da sabedoria e do amor!

“Se a minha mãe é salubá
É o Orixá mais velho do espaço

Nanã, o Nanã Buruquê
Olha os seus filhos
Agora que eu quero ver”



Salubá vovózinha❤

Fonte: Nova Friburgo em foco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s